Conheça Cyda Moreno, oficineira do III FESQUIFF

18/06/2014 16:25

Nos dias 02 e 03 de agosto acontecerão no IFF Campos-Centro as oficinas do III Fesquiff. A Cyda Moreno irá ministrar a oficina de Ações teatrais e interativas para o cotidiano. Confira abaixo a entrevista que ele nos concedeu:

1 – Qual a sua motivação para participar do III FESQUIFF?

 
Minha motivação foi o prazer que tenho em dividir um pouco do que aprendi em 32 anos de atividades práticas na arte teatral. Acredito no  poder que o teatro realmente tem em transformar, a nós mesmos e ao ambiente em que estamos inseridos. Foi assim com a minha vida. E gosto de passar a minha experiência ao longo destes anos com pessoas que também anseiam pelo universo do teatro, seja atuando, ou se inteirando sobre os bastidores, e o como se faz o teatro. Sou professora de teatro desde 1998, tendo realizado muitos oficinas em projetos sociais, principalmente com jovens. Sempre saio beneficiada e revigorada, pois aprendo muito com cada um dos integrantes nesta arte que é a própria vida. Acredito fielmente que, no Fesquiff encontrarei pessoas ávidas por vivenciar uma experiência teatral. Os festivais de teatro são como um retiro reliogioso: Todos os fieis estão lá. Se respira teatro full time. Então estarei em casa, trocando minha experiência com a de cada participante.
 
2 – Como você avalia a relação do ator com o mercado de trabalho e a sua formação no Brasil de hoje? 
 
O artista, desde os mais primórdios tempos, sempre dependeu de um  mecenas para realização da sua arte. Desde a Renascença, Nunca existiu  uma estabilidade para o artista. Você não encontra vagas para atores em anúncios publicitários. Ou em placas de ofertas de empregos. Quando você termina uma faculdade de artes cênicas, você não tem onde entregar o seu currículo. Não se pode negar que o mercado de trabalho é fechado e restrito. Mas como você pode fazer de qualquer lugar um palco, o próprio ator é quem tem que criar o seu espaço. Formar o seu grupo. Criar a sua própria tribo. Acredito que grupo é o melhor caminho. E com o passar do tempo, o trabalho em conjunto e a resistência de um grupo, vai lhe criar as condições para uma estabilidade. O grupo Galpão de Belo Horizonte é um grande exemplo de como o trabalho em grupo pode dar certo. Acredito que, aquele que se aventura pelo universo das artes cênicas deve, primeiramente estar completamente embuído da paixão pelo teatro. è isto o que nos move, nos faz seguir em frente e nos dá o sustento para não desistir. Buscar uma formação sólida. E esquecer o sucesso rápido. É claro que todos nós sonhamos com o sucesso, a televisão, a fama. Mas isto é uma consequência de muito trabalho. Ou então de uma grande sorte. Mas se o ator não estudar, não se aperfeiçoar, e não criar uma solidez em seu trabalho, o sucesso alcançado muito cedo não se sustentará. 
 
 
3 – Estudar Artes Cênicas nas instituições UniRio e UFMG de certo modo ajudou a ampliar seu conhecimento das artes?
 
Sem dúvida alguma. Sou uma eterna estudante de teatro. E tenho orgulho em dizer que nunca tive que pagar para estudar teatro. A Uni rio é uma referência em universidade de teatro, pois foi uma das primeiras a ser fundadas. Dos professores de arte concursados que atuam nas escolas públicas do rio de janeiro, uma grande parte se formou na Uni Rio. Lá eu iniciei a minha formação acadêmica, e hoje estou lá fazendo mestrado. Ja a UFMG onde completei os meus estudos, é outra grande referência em academia, com excelentes professores e artistas de minas e de todo o Brasil. A escola de teatro da UFMG é agredada 'a Escola de Belas artes da UFMG que é uma das maiores universidade federais em artes plásticas. Universidade significa Universo do saber. E pra quem quer se aprofundar nos estudos do teatro, este é um excelente caminho. A formação do ator não acaba nunca. Você sempre terá livros e mais livros para ler. Aulas de voz, de corpo pra fazer. E na universidade você tem tudo isto. Fora os cursos de extensão que uma universidade lhe proporciona.. Além do mais, estando numa boa universidade, ou mesmo numa escola técnica de teatro, você pode começar a formar um grupo de estudos e experimentos. 
Isto não quer dizer que,pra ser ator, tenha que se fazer uma escola ou universidade. Quero frizar que ela serve sim pra voce aprofundar os seu estudos e sua formação. Principalmente para aquele que sonha com a profissão e não sabe por onde começar.
 
 
4 – Observa-se em seu currículo uma vasta experiência em montagens teatrais. Com qual área você se identifica mais: direção, produção ou licenciatura e por quê?
 
Eu sou uma amante das artes cênicas. O palco é minha vida. Seja atuando, dirigindo ou lecionando. Como disse anteriormente, a me ver o papel do teatro é a transformação. Quando estou lecionando e comprovando o quanto o teatro tem o poder de transformar uma pessoa, é como se fosse comigo que aquilo está acontecendo. Vibro muito com um ator iniciante quando consigo me emocionar com ele, com a sua atuação. Quando consigo fazê-lo perceber a grandiosidade de se poder viver outra vida, que não a sua. E Permitir que ele possa transpor seus próprios obstáculos e descobrir uma possibilidade de outras vidas dentro da sua própria vida. Dirigir também é sem dúvida um grande prazer. Fazer nascer um espetáculo, criar uma obra junto com os atores, e depois ver aquele produto pronto. É como gerar um filho. A gente cuida e briga para que ele seja cada vez melhor. E neste processo também se inclui a produção. E atuar é tudo... Não consigo viver sem atuar. Acho que este é um dos meus maiores prazeres. E quando estou lecionando, ou dirigindo, também estou atuando. Porque atuar é um jogo, como a própria vida.

 

O período da inscrições para as oficinas serão de 30 de junho a 20 de julho.